Desafios De Qualidade No Delivery De Hortifruti

Uma potência em produção

O Brasil é, hoje, o segundo maior produtor de alimentos do mundo. Isso mesmo. E é o terceiro maior em produção de frutas. Dito isto, é de se esperar que ao menos metade de nossa população seja consumidora assídua de hortifrúti. No entanto, não é assim que funciona.

Mesmo sendo um dos grandes nomes na produção desses alimentos, apenas 40% (média) dos brasileiros consomem frutas regularmente.

Mão segurando fruta

O porquê disto? Pesquisas indicam que tal coisa acontece por motivos como: falta de tempo para selecioná-los, falta de confiança sobre outras pessoas selecionarem estes produtos por elas e falta de acesso aos produtos. 

Comendo enquanto dirige

Sobre a falta de tempo, a vida adulta toma as preocupações das pessoas, as fazendo optar mais e mais por fast-foods e comidas rápidas de serem feitas e que satisfazem mais ao paladar. Esse “imediatismo” e os hábitos de consumo induzem à compra de fast food por serviços de delivery de alimentos, porém, ao contrário destes alimentos prontos, alimentos frescos como produtos de hortifrúti sofrem maior instabilidade com sua qualidade.

Essa instabilidade está diretamente ligada ao segundo problema: confiança. Frutas, legumes e verduras, diferente de fast-food, tem uma maior “volatilidade”, ou seja, precisam de um cuidado maior de preparo, transporte e conservação. Por isso, há uma desproporcionalidade entre o delivery fast-food e o delivery hortifrúti, pois o cliente, em grande maioria dos casos, prefere selecionar a dedo os produtos, e ver por si mesmo quais estão melhores ao seu gosto.

Atual cenário das entregas de hortifrútis

O advento das entregas delivery aliada com a internet veio como uma solução que traz praticidade e comodidade para o cidadão classe média acostumado com a correria do dia a dia. A criação dos aplicativos de delivery facilitou a comunicação dos estabelecimentos com o cliente e a realização de entregas domiciliares que começaram no setor de restaurantes (fast food) e foram se expandindo para lojas, farmácias e supermercados. Esse sistema, no entanto, tem pouco destaque e eficiência quando falamos de entregas de hortifrútis.

Homem segurando pimentão vermelho

Para o economista Claudio Felisoni de Angelo, o setor de delivery, que já faz parte da rotina dos consumidores que buscam imediatismo e evitam pegar filas em lojas físicas, ganha ainda mais força na quarentena. Com os clientes dentro de casa, lojas hortifrútis e quitandas começaram a cadastrar seus produtos em aplicativos de entregas.

Mesmo assim, os clientes preferem ir à loja física, pois a seleção de frutas, legumes e verduras traz consigo a necessidade de escolha de produtos de qualidade específicos as vontades do cliente. Algumas pessoas, por exemplo, preferem comprar um cacho de bananas mais verdes para não estragar rápido…outros preferem mais maduros para consumir no dia. O cliente também quer ter a possibilidade de escolher a dedo o tamanho dos legumes que vai levar para casa para evitar desperdícios, além de ter confiança da qualidade do que está levando para casa.

Nas entregas de hortifrúti por aplicativos em geral, percebe-se que o responsável pela entrega (o “shopper” nesse caso) não tem muito tempo nem conhecimento do setor de hortifrúti para escolher os produtos de forma criteriosa. Seu trabalho é entregar de forma rápida e cumprir a meta do dia. Ele pode não ter o mesmo conhecimento de um funcionário para discernir entre um cacho de uvas Thompson de um Crimson, por exemplo, ou prática para atender aos requisitos do cliente mesmo que especifique suas preferências pelo app. E quando a loja recebe pedidos por aplicativos de mensagens como o WhatsApp, se a demanda for alta esse sistema pode gerar confusões e constrangimento para a loja, visto que a quantidade de mensagens pode confundir.

HortiApp como solução

O setor de delivery hortifrúti necessita de um sistema eficiente no qual seja possível o cliente descrever o produto que quer mais precisamente, como o tamanho do fruto e a maturidade desejada. Onde a loja receba essas informações de forma clara e objetiva, sem a possibilidade de erro de interpretação. Quem for selecionar os produtos para entrega seja alguém de dentro da loja, com um olhar já treinado para esse tipo de seleção. De forma a tornar o delivery de frutas e legumes e verduras mais confiável e acessível, assim os estabelecimentos podem ter uma ferramenta que facilite seu trabalho e os faça lucrar. E facilitando a procura dos consumidores por produtos de qualidade.

HortiApp

Com base nisso surge o HortiApp, um marketplace para integrar o que há de melhor em hortifrúti e alimentação saudável, em breve!  Assine nossa newsletter para acompanhar as novidades.  #equipe #hortiapp

Fontes

Apenas 40% (média) dos brasileiros consomem frutas regularmente: confira aqui.

Citação sobre Claudio Felisoni de Angelo: confira aqui.

Referências bibliográficas:

https://exame.com/negocios/pereciveis-o-desafio-do-e-commerce/

https://www.terra.com.br/noticias/dino/hortifruti-online-confira-dicas-e-vantagens,e2763f4064ce1d2234b6f29f305b3d1a38n3qxks.html

https://www.sucessonocampo.com.br/noticias/segmento-de-hortifruti-ja-sente-influencia-no-consumo/